Peru

Esse país, foi o berço do império Inca e de várias culturas pré-inca, como o povo Quéchua. O Peru foi colonizado pelos espanhóis, na pessoa do explorador Francisco Pizarro, em 1532. No fim de 1550, já era um vice-reino que trazia muitas divisas para a Espanha, principalmente por meio do ouro e da prata. No dia 28 de julho de 1822 foi declarada a sua independência.
nas décadas seguintes, o Peru foi sacudido por muitas turbulências, várias crises economicas, golpes de estado,duas guerras perdidas contra o Chile e outra contra a Espanha (1866). Hoje em dia o Peru passa por um processo de redemocratização, liderado pelo presidente Alejandro Toledo. Sua economia é baseada na extração de minérios (principalmente a prata, o zinco, o estanho e o cobre) e possui também uma forte indústria pesqueira agraciada com uma corrente marítima favorável à pesca em larga escala. Sua agricultura se resume basicamente no plantio de cana-de-açúcar e trigo, além da agricultura de subsistência. Sua capital é Lima (8,4 milhões de habitantes, um terço da população total do país), tem uma área de 1,82 milhão de km2 e sua moeda chama-se Sol Novo.
O Peru é ao lado da Bolívia e da Guatemala, os únicos países latinos em que a população é em sua maioria composta de povos indígenas. Quase metade da população é composta de ameríndios. A cultura peruana é fortemente infulenciada pelos povos pré-incas assim como os própios Incas. O país possui vários escritores de renome mundial e sua cultura hoje em dia se volta cada vez mais às suas raízes, trazendo mais dignidade aos povos indígenas.
A culinária peruana é considerada uma das mais ricas do mundo devido à diversidade de sabores e temperos, influências europeias assim como pré-colombianas e indígenas. A base da culinária é composta por milho e batata. Vale ressaltar que a batata é originária do Peru, onde existem mais de 2000 espécies de batatas catalogadas.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home