xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"> Mesa Mundi: Paraguai

Mesa Mundi

Um blog geográfico/gastronômico prá você. Cada postagem um país, sua história, curiosidades, dados econômicos e receitas típicas. Uma variação mais culta da Cozinha do Xúnior.

Minha foto
Nome:
Local: Goiânia, Goiás, Brazil

Às vezes poeta maldito, noutras, aprendiz da maldade. Às vezes vale o escrito, noutras, só a verdade. Completamente louco e imprevisível. Cozinheiro por vocação e prazer, bluzeiro de raiz, goiano orgulhoso, torcedor do Goiás E.C. (Avião Verde), feliz, com 2 filhos maravilhosos e a Branquinha.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Paraguai

Esse nosso vizinho começou a ser colonizado no século XVI, com a cidade de Assunção fundada em 1537 e logo se tornando um centro de uma província espanhola na América do Sul. Em 15 de maio de 1811 declarou sua independência, já auto-suficiente, se transformou em uma potência regional devido ao rápido avanço econômico e militar, despertando por isso, o desprezo do império Britânico.
Entre 1865 e 1870 aconteceu a Guerra do Paraguai contra a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) financiada pelo Reino Unido. Essa guerra se deu pela ambição paraguaia de alcançar a qualquer custo uma saída para o mar. Além de não atingir o objetivo traçado, essa guerra custou ao Paraguai a perda de território, sobretudo para a Argentina, 2/3 de sua população masculina e uma estagnação em sua economia que duraria 50 anos.
A partir anos 50 até meados de 1989, o Paraguai foi governado por ditaduras militares, assim como a maioria de seus vizinhos. Com a deposição do General Alfredo Stroessner, o país tem experimentado governos democráticos, porém, seus maiores desafios hoje são: conter a crescente instabilidade política e a corrupção que se tornou endêmica.
Desde a Guerra do Paraguai, o país não conseguiu se reestruturar seus setores produtivos, isso faz com que sua economia se baseie na informalidade, o que gera inúmeros transtornos aos países vizinhos devido à sonegação de impostos e à falsificação de produtos.
Com uma área de 406 mil Km2 e uma população de mais ou menos 6 milhões de habitantes, tem o guarani como moeda local e o espanhol e o guarani como línguas oficiais, Sua composição étnica é de 92% de eurameríndios 3 % de ameríndios e 2% de europeus ibéricos. Sua renda per capta é de U$ 1.760,00 e o analfabetismo gira em torno de 7% da população.
A gastronomia paraguaia é uma rica combinação de carnes, peixes e vegetais com forte influência indígiena.