xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"> Mesa Mundi: Paraguai

Mesa Mundi

Um blog geográfico/gastronômico prá você. Cada postagem um país, sua história, curiosidades, dados econômicos e receitas típicas. Uma variação mais culta da Cozinha do Xúnior.

Minha foto
Nome:
Local: Goiânia, Goiás, Brazil

Às vezes poeta maldito, noutras, aprendiz da maldade. Às vezes vale o escrito, noutras, só a verdade. Completamente louco e imprevisível. Cozinheiro por vocação e prazer, bluzeiro de raiz, goiano orgulhoso, torcedor do Goiás E.C. (Avião Verde), feliz, com 2 filhos maravilhosos e a Branquinha.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Paraguai

Esse nosso vizinho começou a ser colonizado no século XVI, com a cidade de Assunção fundada em 1537 e logo se tornando um centro de uma província espanhola na América do Sul. Em 15 de maio de 1811 declarou sua independência, já auto-suficiente, se transformou em uma potência regional devido ao rápido avanço econômico e militar, despertando por isso, o desprezo do império Britânico.
Entre 1865 e 1870 aconteceu a Guerra do Paraguai contra a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) financiada pelo Reino Unido. Essa guerra se deu pela ambição paraguaia de alcançar a qualquer custo uma saída para o mar. Além de não atingir o objetivo traçado, essa guerra custou ao Paraguai a perda de território, sobretudo para a Argentina, 2/3 de sua população masculina e uma estagnação em sua economia que duraria 50 anos.
A partir anos 50 até meados de 1989, o Paraguai foi governado por ditaduras militares, assim como a maioria de seus vizinhos. Com a deposição do General Alfredo Stroessner, o país tem experimentado governos democráticos, porém, seus maiores desafios hoje são: conter a crescente instabilidade política e a corrupção que se tornou endêmica.
Desde a Guerra do Paraguai, o país não conseguiu se reestruturar seus setores produtivos, isso faz com que sua economia se baseie na informalidade, o que gera inúmeros transtornos aos países vizinhos devido à sonegação de impostos e à falsificação de produtos.
Com uma área de 406 mil Km2 e uma população de mais ou menos 6 milhões de habitantes, tem o guarani como moeda local e o espanhol e o guarani como línguas oficiais, Sua composição étnica é de 92% de eurameríndios 3 % de ameríndios e 2% de europeus ibéricos. Sua renda per capta é de U$ 1.760,00 e o analfabetismo gira em torno de 7% da população.
A gastronomia paraguaia é uma rica combinação de carnes, peixes e vegetais com forte influência indígiena.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Maxtor 60 gb 7200 rpm eide hard drive http://www.online-tramadol.info/lamictal_drug_toxicity.html Rolls-royce floor mats Old corner drugstore fioricet 90ct only 57.50 Backpacks toddlers Divorce vs. legal separation in vt Belmont aesthetic dentist http://www.peter-north-gay.info/Gay2.html Strategic software development Saab 900i transmission you play craps New nissan micra Does protonix irritate the gallbladder Wholesale kitchen cabinets laptop ac adapter Customize rubber floor mats Eczema pele Head pontiac engine building lamictal withdrawal symptom

2:00 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home