xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"> Mesa Mundi: Argentina

Mesa Mundi

Um blog geográfico/gastronômico prá você. Cada postagem um país, sua história, curiosidades, dados econômicos e receitas típicas. Uma variação mais culta da Cozinha do Xúnior.

Minha foto
Nome:
Local: Goiânia, Goiás, Brazil

Às vezes poeta maldito, noutras, aprendiz da maldade. Às vezes vale o escrito, noutras, só a verdade. Completamente louco e imprevisível. Cozinheiro por vocação e prazer, bluzeiro de raiz, goiano orgulhoso, torcedor do Goiás E.C. (Avião Verde), feliz, com 2 filhos maravilhosos e a Branquinha.

domingo, janeiro 22, 2006

Argentina



A bola da vez (sem trocadilhos, por favor) é a Argentina. Nosso vizinho com uma rivalidade histórica no futebol e em outras áreas, tem uma população de trinta e oito milhões de habitantes e sua capital é a charmosa Buenos Aires (3.000.000 de habitantes). País de língua e colonização espanhola tem o peso argentino como moeda oficial e uma área de mais ou menos 2,8 milhões de Km2.

Sua colonização se deu por volta de 1516 pelo navegador espanhol Juan Diáz de Solís, criando a colônia de Buenos Aires. Sua independência se deu por volta de 1816, o que desencadeou um conflito entre federalistas e centralistas que só acabou com a promulgação da nova constituição em 1853. À partir de então o país foi dominado por conflitos políticos entre conservadores e liberais e facções civis e militares, mas no século XX foi impulsionada por um grande avanço econômico, chegando até ser comparada aos países europeus em qualidade de vida. Após a 2ª Guerra Mundial, houve a ascenção do movimento peronista, polarizando o país e deixando as juntas militares cada vez mais fortes e sangrentas que se alternaram no poder com democracias frágeis até 1983, culminando com graves problemas econômicos, convulsões sociais e terminou com a derrota na Guerra das Malvinas.

Hoje, a Argentina após vários planos econômicos, vive um período de relativa prosperidade. Seu PIB interno estimado em 180 bilhões de dólares o coloca em 37º lugar entre as economias mundiais, seu PIB per capta é de aproximadamente U$4.400,00.

Na culinária argentina, a carne bovina é bastante apreciada, seja em churrascos tradicionais ou em pratos mais elaborados. A cozinha espanhola, italiana e indígena se misturam em receitas saborosas como as empanadas e as parrilhadas, ricas em proteínas e sabor. Suas bebidas tradicionais são os vinhos nacionais (de ótima qualidade) e o chá de erva mate.

5 Comments:

Anonymous Branquinha... said...

Hummmm.... ótima receita amor....
Dpois de uma semana soh de churrasco, tah ótimo de fazer essas empanadas pra mim hein... rss...
Mas eh sério... deu vontade de comer mesmo...
E ta passando da hora d vc voltar a cozinhar neh... rsss
Bjosss amor....
Continue assim....
Ta tudo muito lindo, como vc!!!!

12:32 PM  
Anonymous Anônimo said...

Best regards from NY! » »

11:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Raise credit score raise credit creditoutlet.info Most successful to quit smoking Cheapest lexmark 34 35 ink cartridges Building instructions for the game of washers Hold em poker gambling online Zyban without precription How to market cancer insurance Best skincare rosacea patients northwest airline com venlafaxine efectos secundarios chairs Buy phendimetrazine discount Reconditioned circuit breakers Air gap on dishwasher Peugeot 206 ersatzteile 2006 ferrari 559 gtb fiorana pics hotsy high pressure washers webcam chat room

1:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. minivan rims Pictures of a lexus rx300 Hand dancing in maryland male sex slave auctions Free+lesbian+threesomes Vicodin while pregnant Cleaner registry spyware pop up blocker Convert plotter to cutter Diesel part volvo texas hold&aposem poker strategy Free teddy geiger ringtones palm pda

8:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP film editing classes

12:50 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home