xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"> Mesa Mundi: Uruguai

Mesa Mundi

Um blog geográfico/gastronômico prá você. Cada postagem um país, sua história, curiosidades, dados econômicos e receitas típicas. Uma variação mais culta da Cozinha do Xúnior.

Minha foto
Nome:
Local: Goiânia, Goiás, Brazil

Às vezes poeta maldito, noutras, aprendiz da maldade. Às vezes vale o escrito, noutras, só a verdade. Completamente louco e imprevisível. Cozinheiro por vocação e prazer, bluzeiro de raiz, goiano orgulhoso, torcedor do Goiás E.C. (Avião Verde), feliz, com 2 filhos maravilhosos e a Branquinha.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Uruguai




Esse pequeno país de nosso continente (176 mil Km2) começou a ser colonizado no final do século XVI pelos espanhóis. Sua capital, Montevidéu, fundada no século XVIII se tornou rival da vizinha Buenos Aires, por estar localizada no outra margem do Rio da Prata. Cidade com 1.4 milhão de habitantes é considerada calma e uma das mais seguras capitais do mundo, por seu estilo moderno e o constante movimento cultural e comercial, a cidade tomou ares das cidades européias. É também a capital administrativa do Mercosul. Em 1811 o Uruguai foi anexado ao Brasil e se tornou a província de Cisplatina, porém, o ministro das relações exteriores inglês, de olho na livre navegação pelo Rio da Prata, foi personagem decisivo na independência uruguaia, essas negociações tiveram início em 1828 e culminou com a independência de fato.
Sua população estimada em 3.500.000 de habitantes é composta em sua grande maioria (88%) de cidadãos de origem européia. Apesar de sua força de trabalho se altamente capacitada (os melhores índices da América Latina), o ponto forte de sua economia está voltada para a agropecuária, principalmente rebanhos bovinos e ovinos criados quase que exclusivamente para exportação (carnes, couro, lã e derivados lácteos). O sistema financeiro uruguaio representa uma boa parcela de seu PIB, estimado em 120 bilhões de dólares, o que acarreta a fama de o Uruguai ser mais um paraíso fiscal (vide Operação Uruguai). A infra-estrutura de transporte rodoviário é de boa qualidade e o turismo vem crescendo de forma considerável. O Uruguai se distingue dos seus demais vizinhos por ter uma população altamente letrada (3% de analfabetismo), com uma grande classe média urbana e uma distribuição de renda relativamente uniforme.
A culinária uruguaia tem forte influência portuguesa, espanhola e italiana com suas famosas massas e pizzas. Por ser um país voltado à pecuária, os grelhados (Parilla) tem lugar de destaque na gastronomia do país.