Mesa Mundi (Chile)
País localizado no sudoeste do continente sul-americano, cujo a capital é Santiago do Chile (6 milhões de habitantes) sua forma se assemelha muito ao nosso glorioso ex-presidente Marco Maciel.
Último país a ser ocupado pelos espanhóis, o Chile só foi avistado em 1520, quando Fernando de Magalhães descobriu o estreito que hoje leva seu nome. Conseguiu sua independência em 1817 com a vitória de Chacabuco. Em 1973, o então presidente Salvador Allende é deposto do governo e morre durante o golpe. O chile passa a ser governado por uma junta militar presidida pelo Gal. Augusto Pinochet (cargo que ocupou até 1990). Depois dos anos obscuros da ditadura, o Chile hoje experimenta um crescimento econômico exemplar e se tornou o país com a economia mais confiável da américa do sul (US$11.000,00 o PIB per capta).
Com uma área de 756mil km2 e uma população de 16 milhões de pessoas, o chile é cortado de norte a sul pela Cordilheira dos Andes, essa peculiaridade geográfica fez nascer o Deserto de Atacama, o lugar mais seco do mundo com uma média anual de 0,5mm de chuva. Isso faz de Atacama o lugar com um dos céus mais límpidos do planeta, ideal para a astronomia.
Com o fim da ditadura e a consequente abertura econômica, o Chile se transformou em uma potência na produção de vinhos. Vigorosos investimentos da França, Espanha e EUA, somados à força de trabalho estável e ao clima propício, fizeram do Chile o maior e melhor produtor de vinhos do novo mundo.
A culinária da Terra do Fogo tem como ponto forte as empanadas. Pastéis de carne e cebolas muito picantes temperados com pimenta caiena ou de queijo com mariscos. Há também os pastéis de choclo (milho), as cazuelas (caçarolas) de carne ou aves, entre outros.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home