xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"> Mesa Mundi: Mesa Mundi (Chile)

Mesa Mundi

Um blog geográfico/gastronômico prá você. Cada postagem um país, sua história, curiosidades, dados econômicos e receitas típicas. Uma variação mais culta da Cozinha do Xúnior.

Minha foto
Nome:
Local: Goiânia, Goiás, Brazil

Às vezes poeta maldito, noutras, aprendiz da maldade. Às vezes vale o escrito, noutras, só a verdade. Completamente louco e imprevisível. Cozinheiro por vocação e prazer, bluzeiro de raiz, goiano orgulhoso, torcedor do Goiás E.C. (Avião Verde), feliz, com 2 filhos maravilhosos e a Branquinha.

sábado, janeiro 14, 2006

Mesa Mundi (Chile)


País localizado no sudoeste do continente sul-americano, cujo a capital é Santiago do Chile (6 milhões de habitantes) sua forma se assemelha muito ao nosso glorioso ex-presidente Marco Maciel.
Último país a ser ocupado pelos espanhóis, o Chile só foi avistado em 1520, quando Fernando de Magalhães descobriu o estreito que hoje leva seu nome. Conseguiu sua independência em 1817 com a vitória de Chacabuco. Em 1973, o então presidente Salvador Allende é deposto do governo e morre durante o golpe. O chile passa a ser governado por uma junta militar presidida pelo Gal. Augusto Pinochet (cargo que ocupou até 1990). Depois dos anos obscuros da ditadura, o Chile hoje experimenta um crescimento econômico exemplar e se tornou o país com a economia mais confiável da américa do sul (US$11.000,00 o PIB per capta).
Com uma área de 756mil km2 e uma população de 16 milhões de pessoas, o chile é cortado de norte a sul pela Cordilheira dos Andes, essa peculiaridade geográfica fez nascer o Deserto de Atacama, o lugar mais seco do mundo com uma média anual de 0,5mm de chuva. Isso faz de Atacama o lugar com um dos céus mais límpidos do planeta, ideal para a astronomia.
Com o fim da ditadura e a consequente abertura econômica, o Chile se transformou em uma potência na produção de vinhos. Vigorosos investimentos da França, Espanha e EUA, somados à força de trabalho estável e ao clima propício, fizeram do Chile o maior e melhor produtor de vinhos do novo mundo.
A culinária da Terra do Fogo tem como ponto forte as empanadas. Pastéis de carne e cebolas muito picantes temperados com pimenta caiena ou de queijo com mariscos. Há também os pastéis de choclo (milho), as cazuelas (caçarolas) de carne ou aves, entre outros.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home