xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"> Mesa Mundi: Equador

Mesa Mundi

Um blog geográfico/gastronômico prá você. Cada postagem um país, sua história, curiosidades, dados econômicos e receitas típicas. Uma variação mais culta da Cozinha do Xúnior.

Minha foto
Nome:
Local: Goiânia, Goiás, Brazil

Às vezes poeta maldito, noutras, aprendiz da maldade. Às vezes vale o escrito, noutras, só a verdade. Completamente louco e imprevisível. Cozinheiro por vocação e prazer, bluzeiro de raiz, goiano orgulhoso, torcedor do Goiás E.C. (Avião Verde), feliz, com 2 filhos maravilhosos e a Branquinha.

terça-feira, março 21, 2006

Equador


País em que floresceram diversas culturas indígenas, antes mesmo do domínio do Império Inca no século XV. Em 1534 os espanhóis chegaram a essa terra, derrotando os Incas e iniciando a colonização europeia. Nesse meio tempo a população indígena foi dizimada por doenças trazidas pelos europeus, assim como por conseqüência do duro trabalho escravo a que fora submetida. Em 1563, a sua atual capital, Quito (1,4 milhões de habitantes), foi elevada à categoria de distrito administrativo da colônia espanhola.
Em 1822, forças locais se uniram e derrotaram o domínio espanhol, se juntando à Gran-Colômbia, república formada por Simón Bolivar, a qual veio se separar em 1830. O século XIX foi marcado por instabilidades culturais e econômicas, a forte influência da igreja católica se tornou um empecilho ao desenvolvimento. Somente em 1895 uma revolução liberal conseguiu, em parte, separar a igreja do Estado e iniciar o processo capitalista. O fim do ciclo do cacau gerou uma estabilidade econômica que culminou com o golpe militar em 1925. Os trinta anos seguintes foram marcados por governos populistas que pouco, ou nada, fizeram em prol do desenvolvimento.
Após a 2ª Guerra Mundial a recuperação do mercado agrícola e a expansão da indústria de bananas ajudaram a restabelecer o crescimento econômico e a paz política. Nos anos 60, a descoberta do petróleo chamou a atenção de empresas estrangeiras, porém, nos anos 70 os equatorianos sofreram um novo golpe militar que só se extingüiu em 1979, com o fim do ciclo do petróleo. Hoje, um ex-militar assumiu a presidência prometendo combate à corrupção e restauração das instituições equatorianas.
O Equador é um dos menores países da América do Sul (283.560 km²) e, juntamente com o Chile, os únicos países que não fazem fronteira com o Brasil. Com uma população de 13 milhões de habitantes e uma renda per capta de U$ 3.000,00. Além do território continental, as Ilhas Galápagos, famosa por ser o arquipélogo escolhido por Charles Darwin para dar início à sua teoria evolucionista, também faz parte dos domínios equatorianos.
A economia equatoriana é basicamente movida pela agricultura (cacau, café, bananas...). O país tem apenas 7% de analfabetos e sua população é predominantemente católica. Sua cultura é tão diversificada quanto as paisagens do país, fruto de uma mistura de europeus, índios e escravos africanos.
A culinária do Equador tem como base o milho, carnes bovinas e de caça, farinhas e massas, graças em parte, à herança Inca.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Keep up the good work Backpack dimensions volume fiat logo uomo baseball cap Camera digital picture print Digital printing 48 inches companies Http phentermine pharmacy Countrywide merchant services naked latin women digital card printing equipment and supplies used dodge pickup tow georgia Airoplanes interior decoration Concealer hair loss apple laptop Store yahoo com filtera bontril digital print montreal free digital photo print

11:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito BACANA seu blog. Parabéns.
estou ajudando meu filho de 9 anos com um trabalho da escola sobre o equador. será q vc tem alguma receita típica do equador?
SE puder me ajudar meu e-mail é keziafabiana@hotmail.com

10:36 PM  

Postar um comentário

<< Home