xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" lang="en"> Mesa Mundi: Colômbia

Mesa Mundi

Um blog geográfico/gastronômico prá você. Cada postagem um país, sua história, curiosidades, dados econômicos e receitas típicas. Uma variação mais culta da Cozinha do Xúnior.

Minha foto
Nome:
Local: Goiânia, Goiás, Brazil

Às vezes poeta maldito, noutras, aprendiz da maldade. Às vezes vale o escrito, noutras, só a verdade. Completamente louco e imprevisível. Cozinheiro por vocação e prazer, bluzeiro de raiz, goiano orgulhoso, torcedor do Goiás E.C. (Avião Verde), feliz, com 2 filhos maravilhosos e a Branquinha.

sexta-feira, março 24, 2006

Colômbia


Nosso vizinho, país de muitos craques do futebol (Rincón, Walderrama, Asprilla...). Situado a Noroeste da América do Sul com uma área de 1.138.910 Km² e uma população de 44,5 milhões de habitantes, na época que Colombo aportou por estas plagas, possuia uma população indígena estimada em 850 mil indivíduos, descendentes dos primeiros seres humanos a habitar as Américas (mais ou menos 10.000 anos atrás), hábeis artesãos e escultores com peças moldadas em ouro. Entre 1509 e 1550, quando a maioria das cidades colômbianas já estavam formadas, essa população foi dizimada.
Em 1810 foi proclamada a independência do país pelas mãos de Simon Bolivar. Esse período particular da história foi marcado por muitas guerras e desentendimentos. O país como todo bom sul-americano que se preze, também foi governado por militares entre 1953 e 1974.
Desde então, o país que decolou a 2ª linha aérea do mundo em 1919 (atrás apenas da holandesa KLM), inaugurou complexos fabrís em metrópoles como Bogotá (capital, 7,5 milhões de habitantes), Cali (2,33 milhões de habitantes), Medelín (3,2 milhões de habitantes e Barranquilla (1,98 milhões de habitantes), segue lutando para conseguir estabilidade política e economica. O país se tornou famoso por ser o grande celeiro das drogas no mundo. O cartel de Cali e o de Medelín comandaram o crime organizado e o tráfico de drogas (cifras correspondentes a U$ 6 bilhões) durante toda décado de 80, sendo desbaratados posteriormente e nos anos 90 uma nova força surgiu: As Farc (Força Revolucionária Colômbiana), uma milícia com propósitos pseudo-políticos disfarçados de socialistas mas que sobrevivem às custas do dinheiro do tráfico e de sequestros em todo o país, aterrorizando e exterminando todos aqueles que contrariassem seus interesses.
Deixando de lado o tráfico e se concentrando nas riquezas lícitas do país, a Colômbia é um dos países mais ricos em recursos naturais da América so Sul, estando o petróleo e o carvão entre as maiores reservas da América Latina. O país é grande exportador de café (considerado o melhor do mundo), cana-de-açúcar e esmeraldas (maior produtor mundial). Seu PIB é de quase U$ 100 bilhões.
A cultura da Colômbia resulta da mistura de culturas europeias (espanhóis), negros e índios. A religião tem um aspecto muito importante na formação cultural do país já que 95% da população se dizem católicos. O que faz da instituição familiar o pilar da sociedade colômbiana.
O povo colômbiano dá uma importância muito grande ao almoço, que servido entre 14 e 15 horas, geralmente com uma sopa de entrada, o prato principal e sucos ou frutas após as refeições. São grandes consumidores de rum e café e de frutas pouco ou nada conhecidas por aqui como: zapote; curuba e granadillas (semelhante ao nosso maracujá). As folhas de bananeira são muito usadas em assados (semelhante ao papel alumínio por preservar o suco dos alimentos).